Carnes exóticas
Comercialmente, denomina-se como “CARNE” todas as partes dos animais que servem de alimento ao homem, inclusive as provenientes de aves, caça e peixe. As carnes conhecidas como exóticas vem caindo no gosto dos brasileiros. Rã, coelho, búfalo, javali, jacaré... Ainda que incipiente, o consumo destas carnes vem crescendo em muitos estados brasileiros, estimulando seus criados. Este tipo de carne começou a chegar às prateleiras dos supermercados já na década de 90. Atualmente, tem-se a expectativa de cada vez mais novos produtos sejam lançados no mercado. Mas o que tem atraído os consumidores a para este novo paladar? Primeiramente, com certeza, o desconhecido. É da essência do ser humano a curiosidade pelo novo e pelo proibido. Não que seja ilegal o consumo destas carnes, mas até pouco tempo atrás era inimaginável comer uma carne de coelho, por exemplo. Além disso, muitas destas carnes, como a de jacaré,tem um atrativo
nutricional, informação esta muitas vezes utilizada pelo marketing. E por fim, o que seduz o consumidor da carne exótica é o seu sabor diferenciado que se encaixa perfeitamente em pratos mais finos, constituindo uma combinação de sabores inéditos e deliciosos.
Conheça um pouco mais sobre carne de avestruz:
AVESTRUZ: o avestruz é originário da África. Sua carne vermelha, macia e saborosa é extremamente magra e rica em proteínas, com baixos teores de colesterol, contendo menos gorduras que a carne de porco, frango e boi. Apresenta uma textura, aspecto e sabor semelhante ao da carne branca. Seu preparo exige simplicidade, rapidez e ingredientes suaves. O modo de preparo básico é o grelhado, mas come-se mal passada. Sua cocção deve muito curta ou bem longa.